domingo, 27 de fevereiro de 2011

O que é uma coisa ?

No post anterior dissemos que:

Um conjunto é qualquer quantidade, até de 0 (zero) "coisas"


Quantidade é uma idéia bem conhecida:


amontoado, montão, algo que pode ser expresso por um número. 


Mas o que é uma coisa ?


Coisa - tudo o que existe ou que pode existir. O dicionário etimológico (Antônio G. da Cunha) acrescenta: cousa, coussa, coysa. Do latim causa (aquilo ou aquele que faz com que uma coisa exista 'o que determina um acontecimento'. 


E se alguém perguntar o que é existir ou poder existir, recomendaremos um filósofo. O que determina um acontecimento é o fenômeno mais radical de todos os princípios que regem o ramo ou categoria daquilo que está sendo falado ou estudado.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O que é um conjunto ?

Segundo a definição ortodoxa:

Um conjunto é uma coleção de elementos

Mas o que são elementos ? O que é uma coleção ? Esta definição, amplamente aceita, não usa primitivas, e não pode ser compreendida por uma criança de 7 anos, idade referência do início do raciocínio abstrato, segundo Piaget.

Começamos dizendo que qualquer quantidade, até de 0 (zero) "coisas" representa fisicamente um conjunto. Melhorou ? Isto qualquer criança, geralmente, de 5 ou mais anos entende (em alguns casos até mais nova).

Vemos a importância da simplicidade nas definições, então. "Coisa" é uma palavra bem primitiva de nossa língua. Não existe nenhuma mais básica que exprima a sua idéia. "Quantidade" também exprime uma das idéias mais puras para referenciar contagem, muito, pouco, um, vários e nenhum.

Portanto, fiquemos, daqui em diante, com a definição:

Um conjunto é qualquer quantidade, até de 0 (zero) "coisas"