quinta-feira, 10 de março de 2011

O que é um fato ?

Este post ficaria melhor inserido em um blog de Gestão de Conhecimento. No entanto, pela visão de rede, um assunto deve ser tratado de forma a dar visão horizontal sobre o mesmo, e não cometer os erros do passado, onde os conhecimentos eram fragmentados, havia pouca experimentação, e se procurava doentiamente definições, ao invés de apresentar o panorama para possibilitar conceituações amplas e aplicáveis a vários ramos do conhecimento.

O fato é a colocação de uma "coisa" em um intervalo de tempo (época) dando vida a esta coisa, mesmo que temporária.

Exemplo 1

Vamos considerar "coisa" a máquina fotográfica analógica (antiga). O fato "antigamente usava-se como meio de registrar imagens a máquina fotográfica sem recursos eletrônicos" localiza a existência deste tipo de máquina em tempo anterior ao tempo do texto que a cita.

Exemplo 2

O presidente JK lançou a pedra fundamental de Brasília, e em 1961 ela foi inaugurada.

Temos aqui dois fatos: (1) o lançamento da pedra fundamental e (2) a inauguração. Esta última é localizada no tempo com precisão (pelo menos de ano) e o lançamento lhe deve ser, logicamente, anterior.

A "coisa" de que se fala é a cidade de Brasília. O presidente JK, por participar deste fato deve ter sua existência em intervalo de tempo próximo.

Esta é a relação do fato com as "coisas": o tempo. Em outro post falaremos do tempo, apesar de não ter (aparentemente) relação direta com a Lógica dos Conjuntos.

Fatos e a vida

Como existimos, e estamos tão acostumados que não nos damos conta, nosso primeiro dom é o de dar existência. Damos existência aos nossos filhos, em colaboração com a natureza, no campo físico. Mas além disto, provocamos a existência de idéias e de fatos no campo metafísico. Se criarmos agora o termo "zimurg", e disser que é um monte coberto de vejetação, onde pastam cabritos, com até 10 metros de altura, teremos realmente criado algo. É um fato: O termo zimurg foi criado em março de 2011 para designar ...

Nós temos esta capacidade herdada de nossa natureza humana pensante e com tendências à organização, tanto do espaço quanto das idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário