quinta-feira, 3 de março de 2011

O que é um tipo ?

Tipo, categoria, subconjunto, família, espécie, gênero e classe. Todos são expressões de uma divisão de um conjunto.

Existe a visão de conjunto, do TODO. E existe a visão por detalhe, de ALGUNS membros ou elementos deste conjunto. Olhando estes ALGUNS que possuem uma mais características em comum, tomamos conhecimento do elenco de atributos do TODO com maior clareza. Voltamo-nos para o TODO, novamente e analisamos uma nova faceta do TODO, separando outros ALGUNS. Identificamos mais atributos, até enriqueceremos o nosso conhecimento deste TODO, mais e mais. Isto expressa um processo conhecido como INVESTIGAÇÃO.

Um exemplo pode ser extraído da investigação de doenças. Quando a dengue começou, recebia-se os pacientes como fazendo parte de um grande conjunto: o conjunto dos doentes. Os sintomas eram bem parecidos com os sintomas da gripe. Estes sintomas se constituem, na teoria dos conjuntos em atributos ou característicasdor de cabeça, dores pelo corpo, cansaço. No entanto, os sintomas como enjôo, vômitos e manchas na pele, quando identificados, tendem a afastar o diagnóstico de uma simples gripe.

 A primeira avaliação, portanto, foi feita com base no TODO. A preguiça e o imediatismo do ser humano faz dele um ser mais de TODO do que de ALGUNS. Ele é mais SINTÉTICO do que ANALÍTICO.

Quando se executa o processo de se retirar ALGUNS critérios (sintomas comuns de gripe) e olha-se para o restante, temos: enjôo, vômitos e manchas. A atenção é então chamada para o fato de que existe uma DIFERENÇA em relação à avaliação inicial. Trata-se de algo DIFERENTE e que precisa ser estudado. Parte-se para o estudo das manchas, UM sintoma. Um profissional da área de dermatologia, que vai verificar se não se trata de mancha produzida por radiação, queimadura, ferimento por agressão, etc.

Quadro de análise:


Sintomas
Gripe
Não Gripe
(Outra doença)
Dor de Cabeça
X
X
Dores pelo Corpo
X
X
Moleza (Indisposição)
X
X
Enjôo

X
Vômitos

X
Manchas

X



  • Gripe e não gripe formam dois conjuntos.
  • Os sintomas são os atributos ou características destes conjuntos.
  • O processo é de análise seguida de comparação.
  • O método de análise é uma tabela, quadro comparativo.
  • As marcações em vermelho do quadro são as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário